Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Prefeitura de Juazeiro leva ‘APS Itinerante’ para UBS do Junco e comunidade agradece

O programa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem o objetivo de reduzir a demanda por consultas e exames especializados que já existe na unidade.

Foto: Ascom/PMJ

A comunidade atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Junco, distrito de Juazeiro, recebeu nesta quarta-feira (3) o Programa de Atenção Primária à Saúde ‘APS Itinerante’. O programa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem o objetivo de reduzir a demanda por consultas e exames especializados que já existe na unidade.

Esta é a segunda edição do ‘APS Itinerante’ e foi nela que dona Marlene Gomes dos Santos Silva, de 33 anos, fez a ultrassonografia de abdome total. A moradora da comunidade de Marruá, no Salitre, é paciente renal e ficou super contente em poder fazer o exame perto de casa. “Achei ótimo. Muito legal, atitude excelente, nos ajuda porque a gente não precisa ir para a cidade fazer. Eu sou paciente de hemodiálise e estava precisando com urgência desse exame e com esse ‘APS Itinerante’ já me ajudou. Já saí com o resultado na mão e já vou mostrar ao médico”, declarou a paciente.

Dona Maria Juscilene de Jesus Silva mora próximo ao Junco e precisava de uma consulta com médico ortopedista para avaliar os exames que fez do joelho. “Para mim, o atendimento foi ótimo. Eu não esperava passar por este médico. Eu iria mostrar os meus exames do joelho a outro médico e aproveitei e passei logo pelo ortopedista”, disse Maria Juscilene.

A comunidade atendida pela UBS do Junco teve no ‘APS Itinerante’ coleta de exame laboratorial, vacinação contra a influenza, atendimento médico com clínico geral e ortopedista e exame de ultrassonografia de mama e abdome. “Criamos o programa para reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados nas unidades. Verificamos quais são as maiores demandas do local e são estes serviços que levamos para a UBS”, explicou a diretora de Atenção Básica da Sesau, Pollyanna Evangelista.

Jamile dos Santos Rolim mora na comunidade de Pau Preto. Ela estava acompanhando o filho, Jean de 6 anos para acompanhamento de saúde. “Como ele ainda não fez exames de sangue, eu vim com ele. Muito importante esse programa vir para cá, porque é mais perto de onde moro e não preciso ir para Juazeiro com criança pequena”, disse Jamile.

A iniciativa
O APS Itinerante é uma nova ação implementada no município de Juazeiro para atender as demandas reprimidas das Unidades Básicas de Saúde. O programa é semanal e a cada semana irá atender uma UBS com a finalidade de reduzir ou até zerar a demanda da unidade. “Começamos a ação no Argemiro que tem 3 equipes de saúde e um entorno muito grande. A primeira edição foi muito positiva e seguimos levando para outros bairros e distritos, ofertando uma saúde com mais qualidade e dignidade”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui! 
O post 'Prefeitura de Juazeiro leva ‘APS Itinerante’ para UBS do Junco e comunidade agradece' apareceu primeiro no Portal Spy.
Fonte: Ascom/PMJ
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte com link para este original pode sofrer punições legais.
Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.

Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy