Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publi topo do site

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Juazeiro realiza gincana pedagógica e reforça ações de educação ambiental

Na ocasião, os alunos participaram uma roda de conversa sobre coleta seletiva.

Foto: Ascom/PMJ

A construção de uma cidade mais sustentável é um dos objetivos da gestão municipal e, pensando nesse propósito, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta terça-feira (16), mais uma etapa das atividades da gincana pedagógica do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), responsável pelas ações do Selo das Organizações das Nações Unidas (Unicef).
Com programação educativa e recreativa, estudantes da Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, localizada no bairro Quidé, participaram da iniciativa que tem abordado o tema: ‘Clima e Alimentação Saudável’, com o objetivo de orientar e estimular crianças e adolescentes da rede pública de ensino a buscarem soluções viáveis e socialmente responsáveis no desenvolvimento de práticas que contribuam para o enfrentamento das mudanças climáticas, além da adoção de hábitos alimentares saudáveis.
Cópia sem citação da fonte com link para este post pode sofrer punições legais.
Na ocasião, os alunos participaram uma roda de conversa sobre coleta seletiva, que representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo, e em seguida, recolheram resíduos descartados nas imediações da escola, finalizando as atividades com a produção de um folder informativo, com os conhecimentos compartilhados durante a programação. De acordo com a mobilizadora do NUCA, Greice Kelly Alves, a iniciativa além de promover benefícios socioeducativos, incentiva os estudantes a serem agentes de transformação como colaboradores da preservação do meio ambiente.

“O propósito da gincana é incentivar a realização de ações voltadas para a educação ambiental nas unidades escolares da rede pública de ensino, promovendo orientações sobre sustentabilidade e boas práticas ambientais para que, colaborativamente, os estudantes se sintam motivados a exercerem uma transformação social, pautada no exercício da cidadania, e no fortalecimento do diálogo, com ações de interesse coletivo local e global em relação às questões ambientais”, explicou Greice Kelly.

Segundo a estudante da Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, Renata Carvalho dos Santos, de 16 anos, a coleta seletiva está associada ao tema de educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, e contribui significativamente para o meio ambiente. “A gente aprendeu que educação ambiental está em tudo que realizamos no dia a dia. A coleta seletiva, por exemplo, evita a poluição do solo e das águas, além de incentivar a reciclagem, ajudando bastante o meio ambiente”, comentou Renata.

As atividades seguem até o mês de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e conta com parcerias intersetoriais e interinstitucionais, com o Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, e o Núcleo Temático de Educação Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui!
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte com link para este original pode sofrer punições legais.
Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.

Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade: