Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publi topo do site

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Prefeitura de Juazeiro realiza formação em primeiros socorros de nova turma do ‘Programa Cuidar’

Durante os seis encontros, que acontecem na sede do SAMU, são ensinadas teoria e prática para situações como crises convulsivas, desmaios, pré-síncope, lesões cortantes e não cortantes, fraturas, paradas cardiorrespiratórias, entre outros.

Foto: Ascom/PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Saúde (Sesau) e de Educação e Juventude (Seduc), segue realizando formações em primeiros socorros dentro do Programa Cuidar. Atualmente está em andamento a terceira turma do programa, que é ministrado pelos instrutores do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde são ensinadas técnicas de primeiros socorros para professores e gestores de escolas municipais.

Durante os seis encontros, que acontecem na sede do SAMU, são ensinadas teoria e prática para situações como crises convulsivas, desmaios, pré-síncope, lesões cortantes e não cortantes, fraturas, paradas cardiorrespiratórias, entre outros. “Além de passar a teoria e mostrar a técnica na prática, a gente cria situações realísticas e isso faz com que eles entendam melhor a ação e não fiquem só na teoria. Estamos com uma linguagem adaptada, sem usar tantos termos técnico, fazendo com que a absorção do conteúdo seja mais eficaz”, destacou o instrutor do NEU e socorrista do SAMU, Flávio Santos.

O ‘Programa Cuidar’ iniciou em julho do ano passado e é baseado na Lei Municipal Karla Nayse, proposta pelo vereador Lourival Quirino e sancionada em setembro de 2021 pela prefeita Suzana Ramos. “Não capacitamos ao ponto do pessoal sair com vasta experiência, mas mostramos que o básico bem feito é, sim, eficaz e salva vidas”, destacou o instrutor do NEU.

A gestora escolar, Mônica Almeida, está participando da terceira turma do Programa Cuidar e disse que se sente mais qualificada em atuar em situações que exijam o uso de técnicas de primeiros socorros na Escola Municipal Carlos Costa. “Este é um curso muito importante, principalmente para a gente que está à frente das escolas, porque quando se trata dos primeiros socorros, a gente precisa ter os conhecimentos que estamos aprendendo aqui durante a formação”, disse.

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade: