Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Equipe da Univasf fica em 3º lugar em competição internacional com protótipo de foguete

Entre mais de 40 projetos de todo o mundo, o foguete da equipe Cactus Rockets Design foi um dos destaques na Latin American Space Challenge (LASC) 2022, competição de foguetes e satélites da América Latina.

Foto: Arquivo do projeto
::: Siga o Portal Spy no Google Notícias :::
A equipe de foguetemodelismo da Univasf alcançou o 3º lugar na categoria 0,5 quilômetro de apogeu, na Latin American Space Challenge (LASC) 2022, competição de foguetes e satélites da América Latina, sendo o único time nordestino na categoria. A competição aconteceu no período de 5 a 7 de agosto, na cidade de Tatuí, em São Paulo e na última sexta-feira (4) foi divulgada no site oficial da instituição. 
Entre mais de 40 projetos de todo o mundo, o foguete da equipe Cactus Rockets Design, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi um dos destaques da competição.

Segundo informações da universidade, republicadas pelo Portal Spy, no ranking geral, o Galileu-02, desenvolvido pela Cactus Rockets Design, foi notabilizado com o 12º lugar entre os projetos participantes. A equipe é formada por 18 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, de Produção e da Computação, sob coordenação dos professores Edna Santiago Benta e José Bismark de Medeiros, do Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC). Na competição, os discentes que compõem a Cactus Rockets Design submeteram um relatório contendo todas as informações do Galileu-02, que passa por uma inspeção presencial e é lançado.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esta foi a segunda participação da equipe na Latin American Space Challenge (LASC). Em 2021, a Cactus Rockets Design ficou em 5º lugar na categoria de 0,5 quilômetro de apogeu e em 15º lugar no ranking geral. O capitão da equipe Talisson Cardoso Damião, estudante do 6º período de Engenharia da Computação, explica que o foguete de 2021 passou por melhorias na base teórica, simulação e manufatura, resultando no protótipo apresentado na competição desse ano. “O foguete é construído com diversos materiais, a depender da peça ou componente. Alguns desses materiais são o ABS, polímero muito utilizado em impressões 3D; fibra de vidro, PVC, aço, alumínio, nylon e madeira. O protótipo tem o princípio de funcionamento baseado na terceira Lei de Newton, lei da ação e reação”, conta.

Para Damião, a competição contribuiu para que a equipe adquirisse experiência e conhecimento para projetos futuros. “O Cactus Rockets Design é a representante da Univasf e do Vale do São Francisco na área de foguetemodelismo. Participar de competições e conseguir boas colocações é levar para o Brasil e para o mundo o nome da Universidade, do Vale do São Francisco e do Nordeste. Além disso, ter esse reconhecimento desperta o interesse da comunidade externa, inspirando as próximas gerações de engenheiros”, ressalta.
::: Clique aqui e participe do Grupo de WhatsApp de notícias de Juazeiro, Bahia e Petrolina, Pernambuco :::
A professora Edna Santiago Benta destaca que, ao participar do projeto, os estudantes podem descobrir habilidades que muitas vezes desconheciam. “Essa vitória tem um significado épico para a equipe, uma vez que, obter um resultado significativo como este, competindo com as equipes mais experientes do país, trouxe uma motivação a mais para nossos estudantes. A Cactus demostrou sua capacidade, profissionalismo, competência e o potencial para alcançar resultados cada vez melhores”.

Cactus Rockets Design – Fundada em 2019 por estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Univasf, a Cactus Rockets Design é resultado de um projeto de extensão que tem como objetivo a construção de foguetes modelo a fim de participar de competições nacionais e internacionais. A iniciativa busca desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, elaborando pesquisas e projetos na área aeroespacial. Mais informações sobre a Cactus Rockets Design podem ser encontradas no Instagram.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui! O post 'Equipe da Univasf fica em 3º lugar em competição internacional com protótipo de foguete' apareceu primeiro no Portal Spy.
Fonte: Portal Spy -- Com Informações: Júlia Mendes/Univasf
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte, com link para matéria original, estará sujeita a punições legais.
Comente esta matéria em nosso facebook.

Confira outras notícias em áudio pelo Spy Cast
O canal de podcasts do Portal Spy:

Postar um comentário

0 Comentários