Portal Spy - Assaí Show de Prêmios - Petrolina-PE

Problema histórico de esgotamento sanitário no distrito de Mandacaru motiva ação civil pública contra o município de Juazeiro (BA)

O MP-BA solicita à Justiça que obrigue município a elaborar e executar projeto de sistema de esgotamento sanitário na comunidade.

Foto: Reprodução internet
::: Siga o Portal Spy no Google Notícias :::
O Ministério Público estadual ajuizou hoje, dia 19, ação civil pública contra o Município de Juazeiro solicitando à Justiça que o obrigue, em caráter liminar, a elaborar e executar projeto de sistema de esgotamento sanitário no distrito de Mandacaru. A promotora de Justiça Heline Esteves Alves pediu ainda que a Justiça determine ao Município que deixe de lançar esgoto ou qualquer outro resíduo nas redes pluviais, cursos d'água e lagoas próximas ao distrito.  Segundo ela, esgotos estão sendo despejados no "Riacho do Tourão", que deságua no Rio São Francisco.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A promotora de Justiça informa que relatório de fiscalização ambiental realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) constatou o lançamento de efluentes sem o devido tratamento diretamente no riacho, fato decorrente da ausência de sistema de esgotamento sanitário no distrito. Foi identificado elevado nível de contaminação por esgotos e grave degradação ambiental, explica Heline Esteves, ressaltando que a situação, inclusive, coloca em risco a saúde da população.
::: Clique aqui e participe do Grupo de WhatsApp de notícias de Juazeiro, Bahia e Petrolina, Pernambuco :::
O MP também solicitou à Justiça que obrigue o Município a reparar as áreas atingidas pelo lançamento irregular do esgoto através de Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), a pagar indenização pelos danos causados à saúde pública, dentre outras medidas. Segundo a promotora de Justiça, o Ministério Público solicitou informações do Município sobre a elaboração de projeto básico para implantação do sistema de esgotamento, mas não houve resposta e nem foram adotadas providências para a regularização ambiental.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui!
Fonte: Cecom-MP
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte, com link para matéria original, estará sujeita a punições legais.
Comente esta matéria em nosso facebook.

Confira outras notícias em áudio pelo Spy Cast
O canal de podcasts do Portal Spy:

Deixe seu comentário

Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.

Postagem Anterior Próxima Postagem