Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Bacia do São Francisco perdeu metade da superfície natural nas últimas três décadas, aponta pesquisa

Estudo mostra como quatro grandes reservatórios apresentam tendência de queda na superfície de água nos últimos 36 anos.

Foto: Divulgação
::: Siga o Portal Spy no Google Notícias :::
Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3) pela iniciativa MapBiomas apontou que a Bacia do São Francisco perdeu 50% da superfície de água natural entre 1985 e 2020.

De acordo com o levantamento, se considerar que as ações humanas que por exemplo trouxeram um aumento artificial de 13% da superfície de água de reservatórios, a redução foi de 4%, com as maiores perdas observadas no Alto e no Baixo São Francisco, 19% e 21% respectivamente.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O estudo da MapBiomas teve o objetivo de marcar o Dia Nacional de Defesa do Rio São Francisco, a pedido do Plano Nordeste Potência, iniciativa de um conjunto de organizações brasileiras que trabalham pelo desenvolvimento verde e inclusivo da região.

De acordo com o coordenador do MapBiomas Água, Carlos Souza Jr., somente a ação humana pode ser insuficiente para manter o recurso na região, especialmente se considerar os cenários de redução de chuva previstos para os próximos anos.

“A criação de reservatórios aumenta a superfície de água, no entanto temos observado uma tendência de perda de água nos principais reservatórios, além da perda de superfície de água natural significativa na bacia do Rio São Francisco, isso favorece um cenário de crise hídrica”, afirmou... Clique aqui para ler matéria completa no G1.
::: Clique aqui e participe do Grupo de WhatsApp de notícias de Juazeiro, Bahia e Petrolina, Pernambuco :::
Fonte: G1
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte, com link para matéria original, estará sujeita a punições legais.
Comente esta matéria em nosso facebook.

Confira outras notícias em áudio pelo Spy Cast
O canal de podcasts do Portal Spy:

إرسال تعليق

0 تعليقات