Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Aberta com sucesso a programação da 1ª Semana da Caatinga promovida pela Prefeitura de Juazeiro (BA)

Durante a visita à Embrapa Semiárido, os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, tiveram a oportunidade de percorrer a Trilha Ecológica da Caatinga, um passeio guiado no meio da vegetação tipicamente sertaneja.

Foto: Marcel Cordeiro/PMJ
::: Siga o Portal Spy no Google Notícias :::
Conhecer de perto a fauna e flora da Caatinga e todas as potencialidades que este bioma 100% brasileiro pode oferecer aos moradores do sertão nordestino. Este foi o objetivo que norteou a visita técnica de estudantes da Escola Municipal Deputado Raimundo da Cunha Leite, localizada no distrito de Juremal, zona rural de Juazeiro, à Embrapa Semiárido, BR 428, Km 152, Zona Rural, interior de Petrolina (PE).
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A atividade abriu nesta segunda-feira (25 de abril), a programação da 1ª Semana da Caatinga, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb).

Durante a visita à Embrapa Semiárido, os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, tiveram a oportunidade de percorrer a Trilha Ecológica da Caatinga, um passeio guiado no meio da vegetação tipicamente sertaneja. Os alunos aprenderam um pouco mais sobre os tipos de cactos, árvores e plantas medicinais encontradas na Caatinga.
::: Clique aqui e participe do Grupo de WhatsApp de notícias de Juazeiro, Bahia e Petrolina, Pernambuco :::
“Achei bem interessante a trilha ecológica e a forma como a gente aprendeu cada detalhe dessa visita, ver a vegetação e os animais de perto. A caatinga é um ambiente muito rico onde os animais e as plantas vivem e devemos cuidar desse lugar muito bem”, disse a estudante Emilly Amanda Xavier da Silva, 13 anos.

Os estudantes também visitaram a Ecoteca do Trópico Semiárido, um acervo que reúne espécies vegetais, frutos e sementes de plantas nativas, além de uma zooteca, formada por exemplares de animais embalsamados da fauna da Caatinga.

“Foi muito bom comparecer aqui na Embrapa, conhecer esses animais, as plantas na trilha ecológica, foi uma aula totalmente diferente do que já tive, gostei muito”, declarou o estudante Marcos Gabriel Pereira da Silva, 11 anos.

“É um momento muito rico, pois uma imagem vale mais que mil palavras. Então, ao percorrer a trilha, ver de perto as plantas e suas características e depois no laboratório conhecer um pouco mais, acho que isso fica gravado no conhecimento dos alunos e eles vão levar para o resto da vida, para desenvolver já essa conscientização ambiental melhor”, explicou a pesquisadora da Embrapa Semiárido, Lúcia Kiill.

Conscientização ambiental
Para a educadora ambiental da Semaurb, Thalita Carvalho, as ações que serão desenvolvidas durante a 1ª Semana da Caatinga buscam despertar a valorização deste bioma tão importante para nossa biodiversidade.

“Iniciamos a 1ª Semana da Caatinga com um momento especial que foi proporcionar essa experiência para alunos do nosso município. Foi uma atividade muito gratificante, pois apesar de muitos deles mesmo tendo contato direto com a Caatinga, às vezes não se dão conta da importância que o nosso bioma possui. A Caatinga, apesar de ser um bioma exclusivo do Brasil, é pouco estudada, sendo muitas vezes considerado de forma equivocada como um domínio pobre em biodiversidade. Porém, nessa atividade os alunos ouviram as explicações sobre muitas espécies, entraram em contato na Trilha Ecológica e descobriram que realmente esse é um bioma mágico e cheio de surpresas. Ver no olhar dos alunos a descoberta dessa diversidade ecológica foi mágico”, frisou Thalita Carvalho.

Programação

A programação da 1ª Semana da Caatinga continua nesta terça e quarta-feira com visitas ao Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA) e ao Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), ambos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). E nos dias 28 e 29 serão realizadas no Centro de Cultura João Gilberto palestras, minicurso, exposições e apresentações culturais. O evento é gratuito e as inscrições para as palestras podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/QfAeg58oB3gfDFpTA.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui! 
O post 'Aberta com sucesso a programação da 1ª Semana da Caatinga promovida pela Prefeitura de Juazeiro (BA)' apareceu primeiro no Portal Spy.
Fonte: Ascom-PMJ
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte, com link para matéria original, estará sujeita a punições legais.
Comente esta matéria em nosso facebook.

Confira outras notícias em áudio pelo Spy Cast
O canal de podcasts do Portal Spy:

إرسال تعليق

0 تعليقات