Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Secretaria de Saúde de Juazeiro alerta para vacinação como forma de prevenção contra a Covid-19

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) aponta que a maior parte dos óbitos ocorridos entre 03 de outubro e 25 de novembro deste ano, era de pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto.


Foto: Ilustração/Freepik
::: Siga o Portal Spy no Google Notícias :::
Diante do cenário de pandemia que o mundo vive há quase dois anos, sem dúvidas, pode-se afirmar que a vacinação contra a Covid-19 tem se mostrado como a forma mais eficiente para prevenir a doença. Isso pode ser notado, por exemplo, com a diminuição dos casos graves e até mesmo com a redução no número de óbitos por complicações da Covid-19. O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) aponta que a maior parte dos óbitos ocorridos entre 03 de outubro e 25 de novembro deste ano, era de pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto.

Segundo os dados do boletim, dos 22 óbitos ocorridos neste período, 29% receberam as duas doses da vacina e apenas 4% receberam a dose de reforço. “Em pessoas vacinadas, tivemos alguns óbitos, mas essas pessoas não estavam totalmente imunizadas, assim como as pessoas que tomaram a terceira dose, que também não estavam totalmente imunizadas. E teve esta janela de pessoas vacinadas de segunda dose que já estavam no seu período de tomar a terceira e não tomaram”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Morgado.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo Caroline, o percentual do boletim chama a atenção para a importância da  cobertura vacinal completa. “A gente almeja mais de 99% de vacinados. Só assim a gente vai conseguir criar a barreira e quebrar a cadeia de transmissão. Quando tenho pessoas não vacinadas, eu tenho circulação viral entre essas pessoas também e o surgimento de novas variantes. É justamente o vírus se apossando, ficando mais forte em organismos que ele não encontra a barreira da imunidade, que é a vacina”, explicou.

Até o levantamento divulgado no último dia 14, Juazeiro vacinou 94% da população a partir de 12 anos com a primeira dose, 76% da sua população a partir dos 12 anos com as duas doses e 8% das pessoas a partir de 18 anos com a dose de reforço.
Intensificação da vacinação contra Covid-19
O município está intensificando a vacinação contra a Covid-19, ampliando os pontos de vacina para a população, com primeira dose, segunda dose ou dose de reforço. Além dos pontos estratégicos já existentes e ampliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a novidade é o carro de vacinação itinerante com todas as doses que está circulando em bairros mais distantes e o ponto montado bem no centro da cidade, ao lado do paço municipal.

“Nós estamos ampliando, justamente, para que a pessoa não fique com dificuldade de realizar o agendamento ou ir até os pontos mais centrais. Então montamos a estratégia de vacinação porta a porta em bairros mais distantes, para que esse carro faça a vacinação o mais próximo das casas das pessoas, tornando mais acessível”, disse Caroline Morgado.
::: Clique aqui e participe do Grupo de WhatsApp de notícias de Juazeiro, Bahia e Petrolina, Pernambuco :::
Pandemia ainda não acabou
Apesar da flexibilidade em relação a eventos, é preciso que a população tenha em mente que a pandemia não acabou e que ainda é fundamental manter os cuidados como o uso de máscara, álcool 70% e higiene de mãos e objetos, bem como evitar locais aglomerados. “Para além de toda a situação da Covid-19 instalada no território nacional, temos a introdução das variantes de preocupação. No município de Juazeiro já circula a variante Delta, conforme indicado no último boletim de estudo genômico do Lacen-BA. Nós temos outras variantes de preocupação também sendo introduzidas no território nacional. Então como o Brasil é um país de grande com ampla circulação de pessoas, existe grande possibilidade de que nesses períodos festivos, a circulação de vírus possa ser maior e essas variantes sejam introduzidas no nosso município”, destacou Caroline Morgado.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui!
O post 'Secretaria de Saúde de Juazeiro alerta para vacinação como forma de prevenção contra a Covid-19' apareceu primeiro no Portal Spy.
Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ 
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte, com link para matéria original, estará sujeita a punições legais.
Comente esta matéria em nosso facebook.

Confira outras notícias em áudio pelo Spy Cast
O canal de podcasts do Portal Spy:

إرسال تعليق

0 تعليقات

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy