Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Hoje é Dia: Abolição da Escravidão e Dia do Samba [vídeos]

Dia Internacional da Abolição da Escravidão é uma comemoração instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1995.


Imagem: Reprodução internet
::: Siga o Portal Spy no Google Notícias :::
Dia Internacional da Abolição da Escravidão
Instituído pela ONU em 22 de dezembro de 1995, o Dia Internacional da Abolição da Escravidão foi pensado como uma comemoração e um alerta. No ano de 1949, mais precisamente no dia 2 de dezembro, a ONU aprovou a Resolução Nº 317, que então adotou a Convenção para a Repressão do Tráfico de Pessoas e a Exploração da Prostituição de Outrem. Dessa forma, o Dia Internacional da Abolição da Escravidão foi pensado para marcar este feito.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mais de 12 milhões de africanos foram trazidos para as américas em condições de escravidão. Destes, aproximadamente metade veio para o Brasil.  Depois de 100 anos, desde a abolição da escravatura no Brasil, ainda há diversos reflexos desta época na sociedade atual. A desigualdade e injustiça social, por exemplo, podem ser um retrato de um tempo onde os negros eram tratados como mercadoria, sem ter nenhum direito a seu favor.
::: Clique aqui e participe do Grupo de WhatsApp de notícias de Juazeiro, Bahia e Petrolina, Pernambuco :::
A data também foi instituída para lembrar e combater a escravidão contemporânea, ainda presente no mundo. O trabalho análogo à escravidão, além de ferir os direitos humanos, também vai contra o código penal.  A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em dados de 2020, afirma que no Brasil foram resgatados 936 trabalhadores em situações análogas à escravidão.

Em reportagem de 2015, o Caminhos da Reportagem da TV Brasil retratou os Ecos da Escravidão, e como este tempo marcou a história do Brasil.

Assista:

Dia Nacional do Samba
A Câmara de Vereadores da Bahia instituiu o dia 2 de dezembro como o Dia do Samba. Nesta data, em 1960, o compositor Ary Barroso, conhecido pelos seus sambas, chegou a Salvador, sendo ele natural de Minas Gerais. Por essa época, o samba já era conhecido em todo mundo, no entanto a Bahia e o Brasil ficaram eternamente marcados pelas suas composições. O samba, conhecido pelos seus diferentes estilos e tipos, marca a vida do brasileiro diariamente.

Confira a crônica sobre a origem do Dia do Samba feita por Rogério Sacchi de Frontein à TV Brasil.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui!
O post 'Hoje é Dia: Abolição da Escravidão e Dia do Samba' apareceu primeiro no Portal Spy.
Confira mais notícias em áudio pelo Spy Cast
O canal de podcasts do Portal Spy:
Comente esta matéria em nosso facebook.Fonte: Agência Brasil
via: Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.

إرسال تعليق

0 تعليقات

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy