Embaixador de Israel no Brasil conhece projetos e discute parcerias em visita à Codevasf em Petrolina (PE)

Na avaliação de Shmulik Bass, Israel e a região do vale do São Francisco têm muito a aprender por meio da aproximação e da cooperação.

Nesta quinta-feira (6), o embaixador de Israel no Brasil, Shmulik Bass, visitou a superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Petrolina (PE) para conhecer projetos e discutir possíveis parcerias nas áreas de recursos hídricos e agricultura. Após a reunião, a comitiva israelense visitou o projeto público de irrigação Senador Nilo Coelho, instalações de produtores rurais, uma vinícola e a barragem de Sobradinho. Integraram a comitiva o especialista em agricultura da embaixada, Ari Fischer, e o chefe do departamento político da instituição, David Atar.
Link de Grupo de whatsapp de notícias de Juazeiro Bahia, Petrolina Pernambuco
“Sempre tivemos Israel como uma referência em agricultura irrigada e agora, cada vez mais, estamos estreitando as relações. Entendemos esse encontro como uma grande oportunidade para a região do vale do São Francisco, para os produtores, para a academia e para nós, do governo federal”, afirmou Luís Napoleão Casado, diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, durante as atividades com a comitiva israelense.
Na avaliação de Shmulik Bass, Israel e a região do vale do São Francisco têm muito a aprender por meio da aproximação e da cooperação. “É difícil falar de uma, duas ou três coisas que o vale do São Francisco tem para aprender de Israel e Israel tem para aprender do vale do São Francisco. A ideia é levar pessoas do vale do São Francisco para Israel, para que vejam as oportunidades. A região tem muito a ganhar por meio do estreitamento da cooperação, do nosso país com o vale do São Francisco”, afirmou o embaixador em entrevista à imprensa.

Segundo Bass, Israel tem orgulho de ser o primeiro país de fora da América Latina a firmar acordo de livre comércio com o Mercosul. “A exportação é bastante fácil. Agora trabalhamos para atualizar o acordo, para ter mais produtos sem impostos [no comércio] entre os países”, disse.

Projeto Senador Nilo Coelho

O projeto público de irrigação Senador Nilo Coelho, visitado pela comitiva israelense nesta quinta-feira, foi implantado pela Codevasf e teve operações iniciadas na década de 1980. Em 2020, o empreendimento alcançou valor bruto de produção de R$ 1,8 bilhão, com 716 mil toneladas produzidas em área cultivada de 21,8 mil hectares. O projeto é responsável por cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos. A captação de água do projeto ocorre no rio São Francisco, na altura da barragem de Sobradinho.

Entre os participantes das atividades desta quinta-feira estavam os superintendentes da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, e Juazeiro (BA), Anselmo Bispo, além de empreendedores da região e representantes de instituições como Embrapa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
Comente esta matéria em nosso facebook.
Fonte: Ascom/CODEVASF
via: Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Ver notícias de Juazeiro-BA, Ver notícias de Petrolina-PESite de Notícias de Juazeiro-BA e Petrolina-PEBlog de notícias de Juazeiro -
Link de Grupo de whatsapp de notícias de Juazeiro Bahia, Petrolina Pernambuco
, Blog Geraldo José - RedeGN, Blog Carlos Britto, Rádio Juazeiro AM 1190, Rádio Cidade AM 870, Blog do Coronel, Blog Vale em Foco, Blog Edenevaldo Alves, Blog Preto no Branco, Blog do Farnésio, Blog Waldiney Passos, Blog Petrolina em Destaque, Blog do Vinícius Santana, Blog Petrolina News, Blog do Ricardo Banana

Postar um comentário

0 Comentários