Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Deputado Roberto Carlos propõe construção de Centros de Tratamento Pós-Covid

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 45% dos pacientes infectados pela Covid-19 irão ter a necessidade de auxílio multidisciplinar dentro de um programa reabilitação pós-Covid.

O deputado Roberto Carlos (PDT) recomendou ao governador Rui Costa a construção urgente de centros de tratamento pós-Covid-19 regionais na Bahia. Segundo o parlamentar, o cuidado deve ser mantido mesmo após o paciente superar o vírus, tendo em vista que a doença, muitas vezes, deixa sequelas.
Link de Grupo de whatsapp de notícias de Juazeiro Bahia, Petrolina Pernambuco
“A doença se apresenta em três grandes estágios, sendo o primeiro a forma aguda, estabelecendo-se logo após a infecção pelo SARS COV 2, responsável pelo grande impacto patológico, inclusive as evoluções clínicas para insuficiência respiratória e morte. O segundo estágio está relacionado à fase de determinação da cura e otimizações do quadro clínico agudo, esta fase geralmente vem associada a um pseudo retorno a uma vida normal. A terceira fase está diretamente associada às sequelas multi sistêmicas, geradas pelo agressivo processo inflamatório causado pela infecção viral, denominada “síndrome pós-Covid-19”, justificou.
-   CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE   -Publicidade - Meio do Post - Portal Spy
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 45% dos pacientes infectados pela Covid-19 irão ter a necessidade de auxílio multidisciplinar dentro de um programa reabilitação pós-covid, objetivando minimizar os impactos das desordens pulmonares, cardíacas, neuromusculares e psicológicas.

“Esse conjunto de sequelas ainda se faz uma incógnita em relação ao tempo de progressão. Tais sequelas, se não tratadas de maneira precoce, irão se converter em impactantes agravos aos sistemas de saúde dos estados, principalmente pelo enorme número de casos ao mesmo tempo”, explicou.

Conforme ressaltou Roberto Carlos, imagens de ressonância magnética de indivíduos jovens com sintomas leves da doença identificaram inflamação miocárdica em um percentual significativo dos casos, apontando para uma possível tendência de desenvolvimento de insuficiência cardíaca em um futuro próximo. Além disso, o deputado afirma que a fibrose pulmonar por consequência do processo de cicatrização ocorre em até 70% dos casos com processo de formação em até 3 meses após a determinação da cura, gerando sequelas pulmonares incapacitantes por tempo indeterminado se não tratado precocemente.

Os sintomas neurológicos mais comuns pós-covid são tonturas, cefaleia , anosmia, ageusia e tremores musculares, bem como problemas de memória, dificuldade de concentração e pensamento confuso. Do ponto de vista psicológico, sintomas como ansiedade, transtornos do sono, depressão e síndrome do estresse pós-traumático são descritos com alto grau de prevalência.

“A Covid-19 é uma doença complexa, com alto poder de transmissibilidade, marcada pelas taxas crescentes de mortalidade e pelas sequelas significativas. A medida que os avanços nos conhecimentos são ofertados à sociedade, as equipes assistenciais se qualificam para enfrentar de forma científica os seus agravos e minimizar os impactos gerados pela doença, sendo assim clínicas de recuperação de Covid-19 crônico são parte das estratégias de tratamento e devem ajudar no cuidado dos sobreviventes”, disse.

Os polos regionais da Bahia agrupam municípios de grande população e circulação de pessoas, cujas cidades não possuem estruturas hospitalares para atender ao potencial aumento de demanda causado pela pandemia em questão. As cidades contempladas pelos centros de tratamento pós-covid serão as seguintes: Barreiras, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Eunápolis e Vitória da Conquista.
Comente esta matéria em nosso facebook.Fonte: Mídia Center/ALBA
via: Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Ver notícias de Juazeiro-BA, Ver notícias de Petrolina-PESite de Notícias de Juazeiro-BA e Petrolina-PEBlog de notícias de Juazeiro -
Link de Grupo de whatsapp de notícias de Juazeiro Bahia, Petrolina Pernambuco
, Blog Geraldo José - RedeGN, Blog Carlos Britto, Rádio Juazeiro AM 1190, Rádio Cidade AM 870, Blog do Coronel, Blog Vale em Foco, Blog Edenevaldo Alves, Blog Preto no Branco, Blog do Farnésio, Blog Waldiney Passos, Blog Petrolina em Destaque, Blog do Vinícius Santana, Blog Petrolina News, Blog do Ricardo Banana

Postar um comentário

0 Comentários