Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Ação do Governo fortalece identidade e produção de alimentos do povo indígena Tumbalalá, em Curaçá

O projeto Pró-Semiárido está realizando ações com enfoque na agroecologia, na segurança hídrica, alimentar e nutricional, equidade de gênero, geração e etnia, incrementando a produção e comercialização, na perspectiva da geração de trabalho e renda.

Ação do Governo fortalece identidade e produção de alimentos do povo indígena Tumbalalá, em Curaçá - Portal Spy Notícias de Juazeiro e Petrolina
O povo Tumbalalá vive no município de Curaçá, às margens do Rio São Francisco. Lá moram cerca de 650 pessoas que vivem do trabalho com a agricultura irrigada, criação de caprinos, ovinos e aves. Culturalmente ainda fabricam peças artesanais como o maracá, pujá, arco, flecha, panela, moringa e potes.
Link de Grupo de whatsapp de notícias de Juazeiro Bahia, Petrolina Pernambuco
Para impulsionar o desenvolvimento do território rural do povo indígena Tumbalalá, formado pelas comunidades de Cajueiro, Porto da Vila/Salgado, Missão Velha e São Miguel, o projeto Pró-Semiárido está realizando ações com enfoque na agroecologia, na segurança hídrica, alimentar e nutricional, equidade de gênero, geração e etnia, incrementando a produção e comercialização, na perspectiva da geração de trabalho e renda.
Veja mais conteúdo sobre as Eleições 2020: (clique aqui)
“O projeto tem fortalecido a questão de a gente manusear a terra pra não danificar e também a importância que tem de a gente se organizar e fortalecer as culturas que a gente tinha. Nas reuniões, a gente aprendeu a fazer o manuseio do que vai fazer na roça, como vai fazer. Quanto à nossa identidade, a gente tá divulgando mais e tendo mais parcerias”, afirma o presidente da associação comunitária indígenas tumbalalá da aldeia Salgado, João de Deus Gomes de Santana.
Veja mais notícias da Bahia: (clique aqui)
Os investimentos do projeto estão alicerçados na organização social e em áreas produtivas específicas – caprinocultura, agrobiodiversidade, piscicultura e quintais agroecológicos – que foram escolhidos pela própria comunidade. O valor total a ser investido nas comunidades envolvidas é de mais de 328 mil reais.

Uma das ações do projeto, que o povo tumbalalá aponta como importante, está relacionada com as formações, como afirma a Agente Comunitária Rural (ACR) local, Elenilda Ribeiro: “O Pró-Semiárido teve um impacto positivo em minha vida, pois proporcionou diversos aprendizados diferentes a partir das oficinas, formações e intercâmbios. Sou muito grata à minha comunidade por ter acreditado em mim, e ao projeto, por me proporcionar novos conhecimentos”.

João de Deus também destaca os aprendizados e traz em sua fala a relevância do apoio do projeto para o cuidado com a gestão da associação comunitária. “Aqui a gente já teve plantio com o que aprendeu nas rodas de aprendizagem, como também na área de cotação, de como lidar com as burocracias. E, graças a Deus, o projeto contribui ajudando a gente a lidar com as planilhas, conta bancária, como fazer pagamentos dos impostos, onde e como organizar as pastas. Isso tudo tem sido uma aprendizagem muito forte pra gente”.

O Pró-Semiárido é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Comente esta matéria em nosso facebook.
Fonte: Fonte: Ascom/SDR
via: Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Ver notícias de Juazeiro-BA, Ver notícias de Petrolina-PESite de Notícias de Juazeiro-BA e Petrolina-PEBlog de notícias de Juazeiro -
Link de Grupo de whatsapp de notícias de Juazeiro Bahia, Petrolina Pernambuco
, Blog Geraldo José - RedeGN, Blog Carlos Britto, Rádio Juazeiro AM 1190, Rádio Cidade AM 870, Blog do Coronel, Blog Vale em Foco, Blog Edenevaldo Alves, Blog Preto no Branco, Blog do Farnésio, Blog Waldiney Passos, Blog Petrolina em Destaque, Blog do Vinícius Santana, Blog Petrolina News, Blog do Ricardo Banana

Postar um comentário

0 Comentários