Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Univasf e governo da Bahia discutem parceria para ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica

A parceria com a Univasf será positiva para a execução dos projetos que estão em desenvolvimento no Oeste do estado


A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) discute os termos de uma parceria com o governo do Estado da Bahia com o intuito de colaborar com ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica na implantação do projeto Escola Fazenda, no município da Barra (BA), região do médio São Francisco. O projeto Escola Fazenda é resultado de uma parceria público-privada envolvendo o governo estadual, o setor empresarial, universidades e uma escola de nível técnico. Representantes do governo estadual da Bahia estiveram na Univasf hoje (30) pela manhã com o objetivo de elaborar a proposta do convênio a ser firmado.

Univasf e governo da Bahia discutem parceria para ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica - Portal Spy Noticias
Proposta do convênio visa à realização de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.
O vice-reitor temporário da Univasf, Valdner Ramos, recebeu no gabinete da Reitoria no Campus Sede, em Petrolina (PE), o assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Herbert Oliveira; o coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura da Bahia, André Liger; e o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Moisés Schmidt. A Univasf foi convidada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, durante webconferência com o reitor pro tempore Paulo César Fagundes Neves, no último dia 22 de junho, para atuar como parceira no projeto junto com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).
Para o assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Herbert Oliveira, a parceria com a Univasf será positiva para a execução dos projetos que estão em desenvolvimento no Oeste do estado, entre os quais a Fazenda Escola e um projeto industrial e sucroalcooleiro, na região do médio São Francisco. “A Univasf é uma universidade já consolidada. Nós temos a Universidade Federal do Oeste da Bahia e acredito que a parceria será boa para ambas as universidades. Acreditamos que o êxito de todos estes projetos que estamos implantando no Oeste da Bahia vai ser fruto dessa parceria com as Universidades”, afirmou.

O responsável pela implantação do projeto da Fazenda Escola é o professor Nelson Minussi Filho, assistente do vice-governador da Bahia e ex-diretor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). “O objetivo é formar uma grande aliança para oferecer à população regional um equipamento de qualificação e formação técnica, que oportuniza às pessoas a prosperidade econômica e social com inserção de práticas e inovações tecnológicas”, afirmou Minussi.


O reitor pro tempore Paulo César Fagundes, na visita à região de Barra (BA) para conhecer o projeto Fazenda Escola.

No último sábado (27), o reitor Paulo César Fagundes e o assessor de Assuntos Institucionais da Univasf, Jackson Rosendo, participaram de uma visita à Fazenda Escola, em Barra, numa comitiva que reuniu empresários, secretários estaduais, representantes da Ufob e da rede estadual de ensino, além de outras autoridades. “A participação da Univasf visa à atuação em áreas nas quais a Universidade tem maior expertise e, principalmente, ampliar as parcerias com os setores produtivos a fim de melhorar o ensino, pesquisa e extensão com foco em agricultura irrigada”, destacou o reitor Paulo Fagundes.

Escola Modelo – A Fazenda Escola terá uma área irrigada de 130 hectares na qual os alunos irão cultivar cana-de-açúcar, soja, milho, feijão, algodão, capim e frutas como uva, manga, banana e caju. O projeto prevê, pela parte agroindustrial, a implantação de unidades para o processamento das frutas, inclusive com produção de sucos, espumantes e vinhos. A isso se soma uma usina de açúcar e etanol. O projeto envolverá a participação das Secretarias de Estado de Agricultura, de Desenvolvimento Econômico, de Educação e de Desenvolvimento Rural da Bahia.

Com informações da Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri)
Renata Freitas/Univasf
 Comente esta matéria em nosso facebook.
Via: Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Ver notícias de Juazeiro-BA, Ver notícias de Petrolina-PESite de Notícias de Juazeiro-BA e Petrolina-PEBlog de notícias de Juazeiro -
Blog notícias de Petrolina-PE
, Blog Geraldo José - RedeGN, Blog Carlos Britto, Rádio Juazeiro AM 1190, Rádio Cidade AM 870, Blog do Coronel, Blog Vale em Foco, Blog Edenevaldo Alves, Blog Preto no Branco, Blog do Farnésio, Blog Waldiney Passos, Blog Petrolina em Destaque, Blog do Vinícius Santana, Blog Petrolina News, Blog do Ricardo Banana


Postar um comentário

0 Comentários