Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

"A estrutura é desastrosa, treinamento nenhum foi feito", denunciam funcionários da UPA contra prefeito em Juazeiro (BA)

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA) fazem denúncias graves contra a unidade. Vereadores da oposição agem representando a categoria defendendo que a ação seja repensada, em nota prefeitura rebate ambos




Os denunciantes, que preferiram não se identificar, afirmam que mesmo a Gestão Municipal tendo anunciado que a UPA funcionará de forma especializada, a partir da próxima segunda-feira, (11.05), atendendo somente pacientes com quadro de sintomatologia gripal, suspeitos de COVID19 e H1N1, eles não tiveram nenhum tipo de capacitação, nem aumento ou recebimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Veja mais notícias políticas em Juazeiro, Petrolina e Região: (clique aqui)
“O prefeito aqui de Juazeiro foi à mídia dizendo que a nossa Unidade de Pronto Atendimento está pronta, e isso não é verdade. Nós só temos dois respiradores, os mesmos que tivemos sempre. Os EPIs estão sendo escassos. Não há possibilidade nenhuma de em quatro dias se receber pacientes de Covid-19 na UPA de Juazeiro. Nem capacitação tivemos, como o mesmo disse na mídia”, contou funcionária em denúncia a blog da região, que pediu para não ser identificada.
Quanto à estrutura, outro funcionário declarou que nenhuma atitude foi tomada para melhorar a Unidade. “A essa altura e ele ainda não tomou providências. A UPA vai ser referência como? A estrutura é desastrosa, treinamento nenhum foi feito com  os profissionais ainda, e a essa altura ele vai dar entrevista falando isso? Os banheiros não têm sequer porta, alguns isolados. Não tem local  de desinfecção e às vezes ainda temos que nos estressar com a falta de EPIs”, desabafou. Segundo ele, “teve plantão que queriam que trabalhássemos com uma máscara de TNT caseira. Só providenciaram a adequada depois que nos recusamos a assumir o plantão”.

Atualmente o efetivo de servidores da UPA é composto para toda semana de trabalho tão somente por: 31 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 10 cozinheiros, 08 auxiliares de serviços gerais, 04 maqueiros, 04 porteiros, 10 recepcionistas, além de 02 médicos por plantão, 01 médico evolucionista e 01 médico diarista, à tarde.
Comente esta matéria em nosso facebook.Os vereadores do Bloco de Oposição da Câmara de Juazeiro, Allan Jones (PSDB), Bené Marques (PSDB), Aníbal Araújo (PTC) e Domingos Alves (PRTB) que também receberam esta denúncia dos funcionários da unidade, buscando representar a categoria e requisitar solução, enviaram para redação do Portal Spy as principais reivindicações dos profissionais de saúde:

1) Não chegaram os materiais e nem EPIs para se receber esse pessoal ( COVID 19), e os que têm são racionados;
2) Não houve uma reforma suficiente, adequando a estrutura física a essa nova função de Unidade especializada em COVID19 e H1N1. O que houve foi a abertura de duas portas, uma no CME e outra perto da sala de medicação;
3) Os banheiros da UPA, na sua grande maioria, sequer tem portas;
4) Existe insuficiência de contratação de profissionais especializados em COVID19;
5) A sala vermelha está mal estruturada, somente existem dois respiradores artificiais e alguns monitores cardíacos estão sem funcionar;

“Essa atitude é indigna e desumana com estes profissionais e com a população, que será atendida nesse novo formato”, declarou Allan Jones.

O vereador ainda enfatiza: “Por conta destas denúncias, nós vereadores de oposição requeremos que a Gestão Municipal, imediatamente, reveja essa mudança de fluxo de atendimento irresponsável, de maneira a não infectar com o novo coronavírus a população atendida e os profissionais, os quais estão trabalhando inseguros e apreensivos com tamanha arbitrariedade”.

“A vida é um direito de todos e a saúde é um bem protegido pelo Estado”, finaliza.

Seguem fotos demonstrando a real situação da UPA de Juazeiro:

Nova porta do CME, para desparamentação, sem lavatório

Banheiros na Sala de isolamento para COVID19

Banheiros na Sala de isolamento para COVID19


Sala Vermelha da UPA de Juazeiro-BA

Sala Vermelha da UPA de Juazeiro-BA
Nota

A reportagem do Blog Carlos Britto entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Juazeiro, que respondeu com a seguinte nota:

A Secretaria da Saúde em Juazeiro informa que a Unidade de Pronto Atendimento está passando por reforma e adaptações para melhorar a estrutura local. Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a implantar medidas protetivas em combate ao novo coronavírus, e ainda no dia 9 e 11 de março foram iniciadas as capacitações com os profissionais da rede de assistência à saúde.

Outra capacitação somente com profissionais da rede especializada foi realizada no dia 20 de março no auditório do SAMU. Para estes profissionais ainda foram disponibilizados, a partir do dia 3 de abril, vídeos com o médico infectologista Washington Luiz ensinado como se paramentar e desparamentar sem ser infectado, bem como sobre o descarte correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Outro investimento da gestão municipal é na aquisição dos EPIs. Estão sendo adquiridos e disponibilizados em kits diariamente todos os insumos necessários e com qualidade para os serviços de saúde, a fim de salvaguardar a vida dos profissionais que estão na linha de frente e no enfrentando esta pandemia. A gestão municipal de Juazeiro está atenta às necessidades e vem dialogando e auxiliando na assistência básica e especializada na cidade. 

Ascom/Prefeitura de Juazeiro

Fonte: Redação Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Informações: Bloco de Oposição na Câmara (Via Allan Jones), Blog Carlos Britto

Ver notícias de Juazeiro-BA, Ver notícias de Petrolina-PESite de Notícias de Juazeiro-BA e Petrolina-PEBlog de notícias de Juazeiro -
Blog notícias de Petrolina-PE
, Blog Geraldo José - RedeGN, Blog Carlos Britto, Rádio Juazeiro AM 1190, Rádio Cidade AM 870, Blog do Coronel, Blog Vale em Foco, Blog Edenevaldo Alves, Blog Preto no Branco, Blog do Farnésio, Blog Waldiney Passos, Blog Petrolina em Destaque, Blog do Vinícius Santana, Blog Petrolina News, Blog do Ricardo Banana


Postar um comentário

0 Comentários