sexta-feira, 10 de abril de 2020

Reservatório de Sobradinho atingirá 100% do volume útil, confirma ONS e Cemaden em videoconferência da Agência Nacional de Águas

Sobradinho estará com 100% do seu volume útil, confirma ONS e Cemaden em videoconferência realizada pela Agência Nacional de Águas - Portal Spy Notícias

Na última terça-feira (07), a Agência Nacional de Águas (ANA) realizou a videoconferência mensal com o objetivo de discutir as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco. Com projeções feitas pela equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Operador Nacional do Sistema Hidrelétrico (ONS), foram apresentadas e confirmadas boas notícias para o ano hidrológico de 2020 na calha do Velho Chico.
Diante da análise, observou-se que o reservatório de Três Marias em Minas Gerais já atingiu o volume útil máximo, o que já obrigou os operadores a abrir comportas preventivamente. Além disso, o reservatório de Sobradinho atingirá 100% de seu volume útil no próximo mês de maio garantindo segurança hídrica para todos os usuários das águas do Rio São Francisco.
Veja também notícias políticas de Juazeiro e Petrolina: (clique aqui)
É importante informar que a partir de um volume útil acima de 60%, a operação do reservatório de Sobradinho entra na chamada “faixa de operação normal”. De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, as vazões abaixo (jusante) das hidrelétricas aumentaram consideravelmente com as chuvas do período úmido no Alto São Francisco e agora, no caso de Sobradinho, subiram de 800m³/s e 1.100m³/s para o patamar de 1300m³/s (mil e trezentos metros cúbicos por segundo) atendendo a um pedido do Governo do Estado de Sergipe como forma de diminuir a turbidez excessiva na tomada d’água que abastece a região metropolitana de Aracaju. “Essa tomada d’água fica na altura da cidade de Propriá (SE), nas margens do rio e sofreu problemas com a chegada de grandes volumes de águas com nutrientes e detritos provenientes do Rio Ipanema, um rio intermitente (seco na maior parte do tempo) que nasce em Pernambuco e deságua na vertente do São Francisco, já em território de Alagoas, mas acima (montante) de Propriá (SE)”, explicou.

Os dados da meteorologia, por sua vez, ainda se mostram favoráveis muito embora se preveja para toda a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco chuvas menos volumosas, algo característico durante o mês de abril. Porém, seja como for, a precipitação média para abril está prevista para alcançar os 30%, um pouco abaixo da média usual de 50% mas ainda assim importante para a manutenção dos bons percentuais de enchimento dos reservatórios.

Transposição e cunha salina
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, que acompanhou toda a videoconferência, observou, diante do contexto das apresentações dos órgãos que operam as vazões e os reservatórios, a ausência de informações sobre as captações dos canais do Projeto da Transposição, justamente agora quando, depois de uma seca que se prolongou desde 2013, a situação das vazões do São Francisco é bastante favorável.

O superintendente da ANA e coordenador da videoconferência, Joaquim Gondim, explicou que ainda não será desta vez que um volume maior das águas do Velho Chico chegará aos canais dos eixos Norte e Leste da Transposição, por questões de ordem operacional e prometeu na próxima videoconferência convidar a área de infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional a fazer uma apresentação específica sobre o tema.

Miranda observou ainda que o início vigoroso da estação chuvosa no Baixo São Francisco, sobretudo na bacia do Rio Ipanema, para além dos problemas de enchentes e segurança de barragens, acarreta a perda lamentável de grandes volumes de água por falta de uma rede maior de pequenos reservatórios na região daquela bacia semiárida de rio intermitente. “Lamento ainda que, por ausência de gestão hídrica em rios considerados secos, todas as vezes que o precioso líquido chega se perde também porque, além de ocupar o leito dos rios intermitentes, as populações acumulam o lixo e o esgoto que depois vai comprometer a qualidade das águas exatamente quando a tão longamente esperada chuva chega”.

Todavia, o presidente do CBHSF ponderou que se por um lado as águas do Ipanema depois de 40 anos de espera não foram aproveitadas, pelo menos desaguaram na foz do Rio São Francisco com grande volume de nutrientes que, somados às vazões generosas vindas do Alto e Médio São Francisco desde janeiro último, servirão para minorar os efeitos da intrusão salina das águas oceânicas, bem como, e principalmente, dar alento à biodiversidade estuarina e marinha sobretudo na vasta área de manguezais e de vegetação estuarina e de restinga que fica entre os estados de Sergipe e Alagoas.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Deisy Nascimento
 Comente esta matéria em nosso facebook.
Via: Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.

Ver notícias de Juazeiro-BA, Ver notícias de Petrolina-PESite de Notícias de Juazeiro-BA e Petrolina-PEBlog de notícias de Juazeiro -
Blog notícias de Petrolina-PE
, Blog Geraldo José - RedeGN, Blog Carlos Britto, Rádio Juazeiro AM 1190, Rádio Cidade AM 870, Blog do Coronel, Blog Vale em Foco, Blog Edenevaldo Alves, Blog Preto no Branco, Blog do Farnésio, Blog Waldiney Passos, Blog Petrolina em Destaque, Blog do Vinícius Santana, Blog Petrolina News, Blog do Ricardo Banana


Postar um comentário

Notícias por Categoria

...
Veja mais notícias organizadas por categoria

Whatsapp Button works on Mobile Device only