3.4.20

JUAZEIRO: Os dois pacientes com COVID-19 estão clinicamente curados


Na manhã desta sexta-feira (03), a Secretaria da Saúde através da Vigilância em Saúde realizou mais uma visita aos dois pacientes que tiveram os casos confirmados para o coronavírus em Juazeiro.  Nesta avaliação ficou constatado que ambos encontram-se assintomáticos, ou seja, com quadro clínico de saúde sem alterações, com isso, conclui-se cura clinica dos pacientes.
Os casos confirmados na cidade são de pessoas da mesma família (irmãos) que viajaram para o exterior e desde a chegada à cidade em 17 de março foram isolados.

Desde o início a SESAU está acompanhando o quadro clínico dos dois, que não apresentaram nenhuma alteração e não precisaram de atendimento hospitalar.  Os resultados positivos chegaram nos dias 23 e 24. Em nenhum momento houve evolução para gravidade dos casos.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a cura clínica é determinada quando passados os 14 dias de isolamento sem a presença de sintomas. “Nossa trabalho é embasado pela nota técnica encaminhada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia onde descreve que o critério clínico e laboratorial para retirada do isolamento domiciliar o paciente deve estar com resolução de febre e com ausência de sintomas respiratórios. Os dois casos confirmados de Juazeiro são pessoas idosas que estamos os acompanhando desde o dia 17 de março e hoje, estamos com o protocolo de cura clinica de ambos. Os pacientes estão assintomáticos”, explicou.

Tatiane Malta reforça que “não devemos relaxar nos cuidados de higiene e nem de prevenção. Reforçamos que em Juazeiro a gestão municipal está trabalhando para que a doença não prolifere, mas para que isso ocorra é necessária uma parceria com a população. É imprescindível que as pessoas permaneçam em isolamento social, evitando circular nas ruas e aglomerações. Nosso objetivo é evitar novos casos confirmados”, acrescentou.

Desde que chegaram da viagem, os dois pacientes preencheram os critérios de COVID 19 e foram iniciados os protocolos de notificação e acompanhamento. Mantiveram-se em isolamento, não apresentaram gravidade e nem foi necessário assistência hospitalar. Com isso, hoje a SESAU declara a cura clínica dos dois pacientes.

A secretaria ressalta ainda que o número de notificações têm aumentado porque permanecem testando pacientes que preenchem critérios clínicos e epidemiológicos para o coronavírus. A SESAU ressalta ainda que tanto para os dois pacientes curados, seus familiares e demais munícipes, a permanência em isolamento social é necessária para evitar a proliferação da doença.

Hoje, Juazeiro conta com 29 notificações para COVID 19, destes 15 já foram descartados, 12 estão em investigação, os dois casos confirmados estão curados e não há nenhum óbito.

Ascom Débora Sousa/SESAU
 Comente esta matéria em nosso facebook.

Postar um comentário

Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.

Veja nosso conteúdo por categoria

...
Clique e acesse

Whatsapp Button works on Mobile Device only