No futuro, talvez possamos usar sangue artificial em pacientes que necessitem de transfusões.

A criação foi proposta por uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Defesa Nacional do Japão e deverá funcionar para todos os tipos sanguíneos.


Mesmo em acidentes graves, é necessário confirmar o tipo sanguíneo de um paciente antes da transfusão, o que pode atrasar o procedimento. Se o sangue artificial vier a ser uma realidade no futuro, essa barreira deixará de existir, permitindo que mais pessoas sejam salvas.
Além disso, enquanto o sangue de doadores pode ser mantido por no máximo 20 dias, o líquido artificial teria validade de mais de um ano. Outro benefício é o fato de que, diferentemente das transfusões entre humanos, o material não ocasionaria riscos comuns ao receptor, como infecções por vírus ou reações alérgicas, por exemplo.
De acordo com os pesquisadores, testes realizados com coelhos mostraram uma eficácia similar à de transações realizadas com sangue “de verdade”, sem efeitos colaterais. Apesar disso, ainda há um longo caminho até que seja comprovada a segurança do material. Enquanto isso não acontece, não se esqueça de doar sangue.
Fonte: Hypeness
Via: Portal Spy
Via: Portal Spy
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.