Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Relatos de experiências com o câncer serão compartilhados em encontro em Juazeiro (BA)


Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado a ações de conscientização e prevenção do câncer de mama, será realizado nesta quinta-feira (17) o encontro 'Diálogo: Prevenção e Segurança da Saúde da Mulher'. O evento é idealizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Juazeiro e acontecerá no Complexo Multieventos, da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O encontro é gratuito e será realizado durante todo o dia, a partir das 8h com o credenciamento. A equipe organizadora solicita aos participantes a doação de um lenço.
 Comente esta matéria em nosso facebook.A ação conta com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Univasf, da Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA) e da Pastoral da Mulher de Juazeiro. O evento terá a participação de psicanalistas, pedagogos, psicólogos, enfermeiros e médicos para dialogar com a comunidade sobre as políticas públicas voltadas para mulheres diagnosticadas com o câncer e discutir propostas para a qualificação dos cuidados paliativos na região.
Durante a manhã, haverá palestras sobre “Mitos e verdades sobre o câncer”, com o oncologista Alan Ribeiro; e “Influências emocionais no câncer de mama”, ministrada pela ginecologista Fabiola Nunes. Para falar sobre a importância do parceiro neste momento tão delicado na vida da mulher, será realizada a roda de conversa com o tema “Na Alegria e na Tristeza, na Saúde e na Doença”, com a presença do casal Ana Paula Arapiraca e Sérgio Luís de Oliveira, que vai dividir com o público as experiências partilhadas durante a luta contra o câncer.

Com o tema “Diagnóstico não é uma sentença, eu escolhi vencer”, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Juazeiro, Katússia Almeida, vai relatar sua trajetória no combate ao câncer e como o diagnóstico a inspirou para ajudar outras tantas mulheres.  “Percebi que o grande foco disso era a informação. É com o diálogo que a gente adquire mais conhecimento sobre o que estamos passando nesse momento”, conta ela.

Entre as oficinas, que serão realizadas no período da tarde, estão: “A cada Sorriso um Passo para Cura”, com a fisioterapeuta Auzira Rodrigues; “Violência Psicológica x Saúde da Mulher”, com a pedagoga Marli Carvalho; e “Câncer de mama: por que a prevenção é importante?”, com a enfermeira Janaína Fonseca. A programação completa está disponível neste link.

Katússia ressalta a importância de realizar espaços de discussão para falar sobre a temática com outras mulheres. “É o começo de uma nova história na vida da gente. Eu acredito no poder da informação e da importância destes espaços para falar do que estamos passando”, finaliza.

Fonte: Ascom/UNIVASF
Via: Portal Spy 
Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.

Postar um comentário

0 Comentários