sexta-feira, 23 de agosto de 2019

URGENTE: Médicos da UPA 24h preocupados e indignados emitem nota contra mudanças na Unidade em Juazeiro (BA)


Há dois dias atrás o vereador Allan Jones (PTC) fez uma denúncia, publicando em seu perfil na rede social, na postagem ele comunica a redução de quantidade de médicos no atendimento da UPA (Clique aqui e veja matéria) e ainda depois a nota da Prefeitura Municipal que pronunciava encontro do gestor municipal Paulo Bomfim, da secretária municipal de saúde Fabíola Ribeiro e membros da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores dialogando a respeito de mudanças que devem acontecer no setor de saúde do município (Veja aqui).
 Comente esta matéria em nosso facebook. Envolvidos em toda esse debate, médicos da UPA de Juazeiro emitiram uma nota contra as mudanças, veja:

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO JUAZEIRENSE (clique aqui para ver documento)

(22 de agosto de 2019) 
Nossas saudações à população usuária do serviço público de saúde do município de Juazeiro- BA! Através desse texto estamos vindo manifestar nossa indignação e preocupação com as últimas medidas adotadas pela gestão de saúde do município em DIMINUIR A QUANTIDADE DE MÉDICOS na ÚNICA Unidade de Pronto-Socorro Adulto (UPA) do município, além de RETIRAR A ORTOPEDIA da unidade e JOGAR os atendimentos pediátricos para a mesma. Sabemos que o resultado dessa medida será o aumento do fluxo no serviço, provocando ainda mais demora nos atendimentos e reavaliações, pacientes graves poderão morrer sem ao menos conseguir passar pela triagem. 
A sala vermelha, destinada a pacientes graves, atualmente não suporta os adultos que precisam dela, imaginem vocês com a necessidade das crianças também! Imaginem suas crianças, já doentes, competindo atendimento com adultos numa fila de espera, em contato com pacientes com infecções generalizadas por bactérias multirresistentes, com suspeita de tuberculose, paciente psiquiátricos em surto de agressividade...sim... tudo isso num mesmo espaço esperando serem triados, atendidos, medicados, reavaliados e até mesmo internados! Além disso é válido ressaltar a sobrecarga dos profissionais envolvidos. 

Atualmente temos uma média de 280 atendimentos/dia, contabilizando uma média de 8000 pacientes/mês, atendidos num dia de plantão, por 3 médicos, sem contar as reavaliações, que quem freqüenta o serviço conhece como funciona o fluxo. Agora imaginem vocês isso sendo feito por APENAS 02 MÉDICOS? Sabemos que hoje já não funciona como deveria, e como será com a redução dos profissionais? Não existe a possibilidade desse fluxo não travar, e no momento que você usuário, precisar do serviço, simplesmente não terá. 
Estamos com um GRAVE PROBLEMA NA SAÚDE DE JUAZEIRO, e só você, como usuário, pode nos ajudar a impedir que se instale o caos, manifestando também sua indignação. Nós médicos tememos tudo isso, e precisamos de vocês nessa batalha! A qualidade do serviço só vai piorar, e a população precisa se unir, mostrar sua força e exigir que não haja tamanho retrocesso! 


HOJE A SAÚDE DE JUAZEIRO ESTÁ NECESSITANDO DE UTI!!! 


Atenciosamente, 
Médicos clínicos da UPA24h de Juazeiro-BA’

Fonte: Portal Spy
Informações: Perfil Facebook Allan Jones

Postar um comentário

Notícias por Categoria

...
Veja mais notícias organizadas por categoria

Whatsapp Button works on Mobile Device only