segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Especialistas orientam produtores sobre cultivo de manga e banana em Juazeiro,BA


Há mais de 20 anos o produtor rural Alex Tenório cultiva manga no projeto de Maniçoba, na zona rural de Juazeiro. A fruta produzida em uma área de 16 hectares irrigados já está presente na Europa, Oriente Médio, África e América do Norte. Mas não foi fácil chegar tão longe assim. E, a meta do empresário é ir mais longe. Alex quer aumentar a produtividade e reduzir os custos na empresa. Por isso investe em tecnologia e principalmente em conhecimento.  Ele é um dos participantes dos Encontros com o especialista, promovido pelo Sebrae na cidade.

A cultura da manga foi abordada  pelo especialista Eduardo Ferraz.  Nesse primeiro encontro os produtores rurais que aderiram ao projeto Crescer no Campo Fruticultura no Vale do São Francisco, receberam orientações sobre manejo em cultivos irrigados de manga no Vale do São Francisco para altas produtividades. Para o engenheiro agrônomo o produtor precisa abrir a visão para novos conceitos e técnicas de manejo da fruta para ampliar a produção e atingir novos mercados.

"Aplicar novos conceitos de espaçamento e formação das plantas faz toda diferença no resultado da colheita, além disso, o produtor precisa estar atento à regularidade de poda, nutrição e buscar a certificação da sua fruta, para está apto a competir em qualquer mercado consumidor", destacou.

o consultor especialista em banana,  Gabriel Lage, ministrou a oficina sobre manejo de bananais de alta produtividade no semiárido, apresentando técnicas e modelos tecnológicos que podem tornar os bananais mais eficientes. Durante à tarde o grupo fez uma visita de campo à uma propriedade de banana, na zona rural da cidade.

Durante dois anos o  projeto Crescer no Campo Fruticultura no Vale do São Francisco prevê a oferta de  10 oficinas para os produtores de banana e outros 10 encontros para os produtores de manga. Os próximos encontros acontecem ainda este mês, nos dias 29 (manga) e 30 (banana) de novembro.  Para aderir ao projeto e participar das oficinas, os interessados devem procurar o Sebrae em Juazeiro, na Rua Coronel João Evangelista, Centro. O telefone para informações é o (74) 3612 0827.

De acordo o gestor do projeto e técnico do Sebrae em Juazeiro, Carlos Robério Araújo, a programação dos encontros com os especialistas ainda vai abordar conceitos de irrigação e fertirrigação, colheita e pós-colheita, florescimento e maturação, manejo fitossanitário, manejo nutricional, entre outros temas.  "Os encontros são momentos importantes para trocar experiências e os produtores tirarem  dúvidas direto com o especialista de cada cultura", esclareceu.

Sebrae Lucilene Santos

Postar um comentário

Notícias por Categoria

...
Veja mais notícias organizadas por categoria

Whatsapp Button works on Mobile Device only